Menu
header photo

Academia de Flauta de Verão

Stephanie Wagner (stephaniewagner.eu) é, desde Janeiro de 2004, solista do Remix Ensemble Casa da Música, com o qual gravou peças de Emmanuel Nunes, Bernhard Lang, Brice Pauset, António Chagas Rosa e Miguel Azguime. Apresentou-se como solista nas principais salas de Portugal e pela Europa, em obras como ...explosante, fixe... e Mémorial de P. Boulez, Tempi concertati de L. Berio, com o maestro Peter Rundel, e Abyss de F. Donatoni com o maestro Emílio Pomarico. Também como solista, participou nos festivais de Salzburgo (Áustria), de Tanglewood (EUA) e no “Serate Mozartiane” (Itália). Foi convidada pelo Drumming – Grupo de Percussão e pelo Grupo Vocal Capella Duriensis entre outros.
Natural de Lisboa, Stephanie Wagner estudou no New England Conservatory (Boston), com Fenwick Smith (1997 Bachelor of Music com distinção) assim como na Hochschule für Musik und Theater de Munique com K. Schochow, terminando os seus estudos com o grau máximo de Meisterklasse. Participou em master classes com K. Zöller, B. Fromanger e J. C. Gérard. Integrou orquestras como a London Symphony Orchestra (Piccolo solo), a Boston Philharmonic Orchestra, as Sinfónicas de Nuremberga e Munique, tocando como reforço em muitas outras orquestras como a Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Stephanie Wagner gravou para o Bayerischer Rundfunk, a WGBH em Boston e os estúdios MODE Records (Nova Iorque). Foi bolseira da “Villa Musica” de 1999 até 2003. Em 2013, estreou-se no festival Pélérinages (Weimar na Alemanha), integrando o Ensemble Recherche na interpretação da ópera Lohengrin de S. Sciarrino, sob a direcção do compositor e foi solista e workshop-leader no projecto do Serviço Educativo da Casa da Música na peça Studi per l'intonatione del mare de Sciarrino, para solistas e orquestras de 100 flautas e 100 saxofones.

É convidada regularmente para integrar júris de concursos nacionais e internacionais (Prémio Jovens Músicos - Nível Superior, 2010 e 2016). Fundou em 2013 a Academia de Flauta de Verão e em 2014 o Ensemble Éolia. Iniciou o projecto a solo UnlimitedFlutes em 2015. Também em 2015 foi lhe atribuido o Título de Especialista em Flauta, com louvor e por unanimidade do júri, na ESMAE do Porto.

Leccionou na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP), na Universidade de Aveiro e, desde 2016, é professora na ESART - Castelo Branco.