Menu
header photo

Academia de Flauta de Verão

Uma artista multifacetada, Pilar Montoya nasceu em Zaragoza. Estudou Piano com M. Pesci e formou-se como professora. Iniciou seus estudos de Música Antiga com J.L. González Uriol alcançando o Certificado Superior de Cravo e Órgão com louvor.
Com uma bolsa do Conselho Provincial de Zaragoza e da "Comissão Federal de Burses para Estudos Estranhos" do Governo suíço continuou os estudos na "Schola Cantorum Basiliensis". Aqui estudou Baixo Continuo e Música de Câmara (J. Christensen ), Canto (R. Jacobs e R. Levitt), Realização (H. Martin Linde), Dança Histórica (E: Schneiter) e Gesto Barroco (S. Weller). Ao mesmo tempo, ela estudou clavecin e clavicorde com I. Wjuniski em Paris, completando seus estudos com o primeiro prêmio no cravo.

Ela participou de inúmeros cursos internacionais de música e dança antiga (B. van Asperen, K. Gilbert, J. Ogg, A. Yepes, B. Sparti, B. Massin, etc.) e participou do Simpósio Internacional de cravo celebrado em Utrecht. Suas apresentações de concertos são freqüentes em toda a Europa, seja como solista, como membro de uma orquestra ou grupos de música de câmara ou como maestro. Ela participou de muitas gravações.

Ela combina sua profissão em música com sua outra faceta como dançarina histórica dos principais estilos do Renascimento italiano (B. Sparti e L. Baert), barroco espanhol (Mª José Ruiz), barroco francês (A. Yepes, B. del Valle B. Gertsch, S. T'Hooft, J. Schrape, J. Voss, F. Denieau, C. Gracio Moura e B. Massin) até a escola Bolera do final do século XVIII (G. Schwabl y M León). Ela colaborou com ensembles de dança antiga, "Corpo Barocco" e "Esquivel", dirigidas por S. T'Hooft e Mª José Ruiz em diversos projetos que foram muito bem recebidos tanto pelo público quanto pela crítica, e entre os quais poderíamos destaque "Il Ballo delle Ingrate" (C. Monteverdi), "Il Pastor Fido" (C. Monteverdi e B. Marini) no teatro de Basileia sob a direção musical de A. Rooley, "Cierta y Galana" no pátio de o Mosteiro de San Lorenzo del Escorial na comemoração de Felipe II e "Amor y Desamor", espetáculo que ela mesma criou e dirigiu. Ao mesmo tempo, ela está profundamente interessada no estudo de fontes originais e agora está trabalhando em sua Tese de Doutorado "La Danza na Corte de Felipe V" sob a direção de Begoña Lolo (Universidade Autônoma de Madrid). Ela também fundou a companhia de dança "Los Comediantes del Arte" com quem ofereceu seis shows e foi convidada a dar cursos e palestras sobre musica e dança antiga em Conservatórios, Universidades, Congressos e outras Instituições.

Foi membro da equipe de pedagogia musical da Diputación Geral de Aragão, dirigida por María Angeles Cosculluela. Atualmente é professora de cravo e clavicorde, chefe de departamento de música antiga do Conservatório Superior de Castilla y León e presidente da Associação Espanhola de Música e Dança Antigas (A.E.M.D.A.).