Menu

Academia de Flauta de Verão

Pensar o corpo e a música 

Série “Preparação Mental”

A Academia de Flauta de Verão regressa à actividade com um curso compacto na Casa das Artes do Porto. Inicia-se uma série dedicada a um tema específico, neste caso a Preparação Mental dos jovens músicos, uma ferramenta imprescindível na carreira e na vida de qualquer pessoa, mas muito ignorada na educação.

Nos dias 1, 2 e 3 de Setembro de 2021, a AFV reúne-se num grupo restrito (entre 6 a 8 participantes a partir dos 18 anos), com os docentes Stephanie Wagner, Raquel Lima e Simão Francisco. As manhãs serão dedicadas a sessões com temas como a “Respiração Consciente”, a “Preparação do Apoio”, o “Relaxamento Corporal e Mental” e o “Primeiro Contacto com uma Partitura Nova”. As técnicas abordadas nas manhãs serão postas em prática durante as tardes, com o trabalho de música de câmara, que será depois apresentado no concerto final, dia 3 de Setembro, pelas 19h no lindo jardim da Casa das Artes do Porto.

Os flautistas interessados devem inscrever-se pelo email academiadeflautadeverao@gmail.com, até ao dia 20 de Junho, indicando o seu nome completo, a data de nascimento, e um currículo de cerca de 300 palavras. Serão aceites sugestões de obras de música de câmara para o concerto final. Os flautistas que se inscreverem serão notificados até ao dia 30 de Junho acerca da sua aceitação ou não como participantes activos, e deverão responder com uma confirmação nas 24 horas seguintes. Todas as refeições, transportes e estadias ficam a cargo dos participantes e deverão ser organizadas pelos mesmos. Devem trazer uma estante individual (com molas de roupa no caso de se verificar vento), as partituras impressas, lápis e um bloco de notas, um colchão de yoga (ou uma manta/toalha grossa), uma palhinha de beber, uma bola de pilates (opcional) e muita curiosidade! Devem vestir roupa confortável (de desporto), e no concerto final roupa preta.

Haverá também a possibilidade da presença de ouvintes (a partir dos 18 anos) durante o curso. A AFV está isenta de qualquer responsabilidade sobre todos os participantes activos e ouvintes. Serão rigorosamente respeitadas as regras implementadas pela DGS no combate à Covid-19 durante o evento (os participantes deverão vir munidos com os seus próprios equipamentos de protecção e desinfecção). Os participantes que não respeitarem estas regras serão excluídos pela organização. (AFV 2021)