Menu
header photo

Academia de Flauta de Verão

Desde a sua criação em 2013, a Academia de Flauta de Verão tem sido um lugar de encontro para flautistas portugueses e estrangeiros. Com o valioso apoio de várias instituições, a AFV trouxe a Portugal solistas de alto renome como Philippe Bernold, Birgit Ramsl-Gaal, Paolo Taballione, Gudrun Hinze, Natalie Schwaabe e Aldo Baerten.

Os alunos selecionados para participar activamente na AFV têm assegurado o contacto muito directo e pessoal com todos os docentes e convidados especiais. Este privilégio oferece-lhes a possibilidade de não só tocar em várias masterclasses, mas também de trocar impressões, discutir temas do seu interesse e aprender com todos, não só ao nível musical mas também pessoal.

Com cada edição, a AFV tem alargado a oferta de workshops, tendo já organizado workshops de Técnica Alexander, Percussão Corporal, manutenção da flauta, saídas profissionais, e palestras sobre os direitos de autor. Em 2018 e 2019 juntaram-se a esta selecção uma sessão de yoga para flautistas, uma tarde de danças barrocas, e sessões de Relaxamento Muscular Progressivo. Todos os anos é oferecido um workshop especial, o ...em foco...Apresentação de Trabalhos Académicos apresentado por um participante da AFV.

Em 2014 a AFV iniciou um Concurso de Composição, com o apoio da Scherzo Editions, que também publica as obras vencedoras. Este concurso cria um contacto muito directo entre compositores, uma editora de renome internacional e os flautistas que estreiam a obra. Durante a semana da AFV os compositores são convidados a participarem em ensaios das suas obras, conhecerem melhor as flautas grandes e trabalharem directamente com o Presidente do Júri do Concurso de Composição da AFV, o Prof. Chagas Rosa (Universidade de Aveiro) e a jovem compositora Ângela da Ponte.

A AFV orgulha-se de oferecer muitas oportunidades para expandir o conceito de ser músico, dando aos seus participantes uma visão mais realista e prática do que é esta profissão.

Desde a sua criação a AFV tem contado com o apoio da Canto Firme de Tomar, do Município de Tomar, do Convento de Cristo, do Hotel dos Templários, da Verne Q. Powell, da Scherzo Editions, da Embaixada da Alemanha em Lisboa, da ESMAE do Porto, da Antena 2 e da Revista DaCapo.