Menu
header photo

Academia de Flauta de Verão

alt

 

 

"Foi uma semana incrível, repleta de muitas experiências novas e essenciais não só às nossas futuras vidas profissionais flautísticas mas em muitos outros sentidos também!"

 

Desde a sua criação em 2013, a Academia de Flauta de Verão tem sido um lugar de encontro para flautistas portugueses e estrangeiros. Com o valioso apoio de várias instituições, a AFV trouxe a Portugal solistas de alto renome como Philippe Bernold, Paolo Taballione, Gudrun Hinze, Natalie Schwaabe e Aldo Baerten. Na sua 7ª edição, a AFV terá a honra de dar as boas vindas à jovem solita da Volksoper em Vienna, Birgit Ramsl-Gaal, e voltamos a encontrar a incrível Gudrun Hinze.

Os alunos selecionados para participar activamente na AFV têm assegurado o contacto muito directo e pessoal com todos os docentes e convidados especiais. Este privilégio oferece-lhes a possibilidade de não só tocar em várias masterclasses, mas também de trocar impressões, discutir temas do seu interesse e aprender com todos, não só ao nível musical mas também pessoal.

Com cada edição, a AFV tem alargado a oferta de workshops, tendo já organizado workshops de Técnica Alexander, Percussão Corporal, manutenção da flauta, saídas profissionais, e palestras sobre os direitos de autor. Em 2018 juntaram-se a esta selecção uma sessão de yoga para flautistas e uma tarde de danças barrocas. Todos os anos é oferecido um workshop especial, o ...em foco...Apresentação de Trabalhos Académicos apresentado por um participante da AFV.

Em 2014 a AFV iniciou um Concurso de Composição, com o apoio da Scherzo Editions, que também publica as obras vencedoras. Este concurso cria um contacto muito directo entre compositores, uma editora de renome internacional e os flautistas que estreiam a obra. Durante a semana da AFV os compositores são convidados a participarem em ensaios das suas obras, conhecerem melhor as flautas grandes e trabalharem directamente com o Presidente do Júri do Concurso de Composição da AFV, o Prof. Chagas Rosa (Universidade de Aveiro) e a jovem compositora Ângela da Ponte.

A AFV orgulha-se de oferecer muitas oportunidades para expandir o conceito de ser músico, dando aos seus participantes uma visão mais realista e prática do que é esta profissão.

Contamos com o apoio da Verne Q. Powell, da Canto Firme de Tomar, da ESMAE do Porto, da Antena 2 e da DaCapo.