"A AFV é um lugar excepcional de exploração, aprendizagem, diversão musical e amizade!"

Desde a sua fundação, em 2013, o principal objectivo da Academia de Flauta de Verão (AFV)  tem sido a criação de um evento fora do vulgar para os flautistas em Portugal e no estrangeiro. A AFV não só oferece masterclasses com vários temas (excertos e preparação para audições para orquestra, repertório standard e contemporâneo, flautim, flauta em sol e outros), mas também a possibilidade do trabalho mais independente em música de câmara, em ensemble, workshops muito diversos e apresentação de trabalhos académicos. Assim, é criada uma mistura de diversas possibilidades de tocar, assistir a concertos, ouvir palestras e participar em workshops durante 6 dias consecutivos.


A base do trabalho na AFV é formada pela colaboração de três professoras, Katharine Rawdon, Raquel Lima e Stephanie Wagner. Em 2016 juntou-se pela primeira vez um convidado especial, novidade que será repetida para enriquecer a oferta da AFV. Os participantes têm vindo de todo o país e do estrangeiro, com idades dos 12 anos até aos 30 ou mais anos de idade.


Com cada Edição, a AFV tem alargado e melhorado a oferta, com seminários sobre variadíssimos assuntos de interesse para flautistas, incluindo a Técnica Alexander, a Percussão Corporal, a manutenção das flautas, composição para a família das flautas através do Concurso de Composição, saídas profissionais, técnicas de estudo, preparação para provas orquestrais, palestras sobre trabalhos académicos, edição de música e direitos de autor. A esperança da AFV é a de expandir o conceito de ser músico, dando aos alunos uma visão para um futuro desta profissão nobre, antiga, e ao mesmo tempo já há muito globalizada.